next up previous contents
Next: O editor de textos Up: Edição de textos com Previous: Edição de textos com   Sumário

Introdução

Existem diversos editores de texto para Unix. Entre os mais conhecidos e utilizados, destacam-se o vi, amplamente difundido na maioria dos sistemas Unix, e o emacs, desenvolvido pela GNU. A popularização destes editores se deu principalmente devido à enormidade de recursos e ferramentas de edição e processamento de texto disponíveis em cada um, que, algumas vezes, os tornam difíceis de utilizar.

Também podem ser encontrados muitos editores gráficos do tipo WYSIWYG(What You See Is What You Get, alguns deles em versões freeware (a grande maioria) e alguns em versões comerciais. Podemos citar como exemplos de bons editores gráficos os pacotes Andrew, Lyx, Thot, Applixware e StarOffice, tendo este último funcionalidades bastante semelhantes às do Microsoft Word 6.0.

Neste capítulo será apresentado um dos editores ascii de texto mais populares no sistema Linux: o joe. O que motiva o seu uso é o fato de sua operacão ser simples, pois seus comandos se assemelham bastante aos utilizados em editores como o WordStar, Sidekick e Turbo Pascal para MSDOS, com os quais a maioria dos usuários de PC são familiares. Esta sua característica o torna bastante atrativo para edição de textos em terminais.


next up previous contents
Next: O editor de textos Up: Edição de textos com Previous: Edição de textos com   Sumário
Agostinho de M. Brito Jr. 2000-09-02