II Semana de Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica
Indústria 4.0: Uma visão das Engenharias de Automação
Saiba Mais

Apresentação

A Semana de Engenharia de Computação e Engenharia Mecatrônica (SECEM) está em sua segunda edição e neste ano tem como tema: “Indústria 4.0: Uma visão das Engenharias de Automação”.

O evento ocorrerá entre os dias 25 e 27 de outubro e está recheada de palestras, minicursos e mesas redondas com temas atuais. Além disso, haverá a Mostra de Trabalhos que será a oportunidade perfeita para você divulgar seu trabalho e ganhar visualização dos professores e empresas.

A SECEM surgiu como iniciativa do Centro Acadêmico de Engenharia de Computação (CAEComp) e do Centro Acadêmico de Engenharia Mecatrônica (CAEMecatrônica) em parceria com o DCA.

Mostra de Trabalhos

A II SECEM convida discentes, professores, pesquisadores, profissionais e interessados na nossa área a submeterem seus projetos na nossa Mostra de Trabalhos que ocorrerá durante o dia 27 de outubro das 08 ás 12:30. Nosso tema central é Indústria 4.0 e qualquer projeto que esteja vinculado ao nosso tema e faça parte dos seguintos eixos temáticos estão aptos a se inscrevem na mostra:

    Inovação
    Tecnologia
    Comunicação
    Computação

Instruções para submissão dos trabalhos

As inscrições que deverão ser realizadas até dia 23 de Outubro de 2017 para a Submissão de Trabalhos, podem ser feitos tanto internamente quanto externamente a UFRN. O coordenador do projeto deverá obedecer aos seguintes critérios:

  • No ato da inscrição, o autor principal do trabalho deverá se responsabilizar pela digitação correta dos nomes dos representantes, assim como do título do trabalho, uma vez que os mesmos não poderão ser alterados após o envio;
  • Cada trabalho poderá ter no máximo quatro componentes;
  • O trabalho apresentado terá direito a um certificado com o nome dos representantes do trabalho;
  • O trabalho deve explicitar no resumo a vinculação com o tema central da II SECEM;
  • Os trabalhos deverão ser submetidos na forma de resumo simples (verificar abaixo as normas para elaboração do resumo).
  • Para submeter o trabalho na mostra, basta enviar um email para caecompufrn@gmail.com e/ou caemecatronica.ufrn@gmail.com com o título "Submissão de trabalho na II SECEM" e o corpo de email com todas as informações aqui descritas.
  • O resumo deverá seguir as seguintes normas:

  • Título;
  • Nome dos representantes e por extenso;
  • Identificação da Instituição, Programa, Unidade da Federação e Agência de Fomento (se houver);
  • Indicação do eixo temático;
  • O resumo deverá ter no máximo 1.500 caracteres com espaço;
  • Estrutura do resumo: introdução, justificativa (explicitar vinculação com o tema da SECEM), objetivos, metodologia, resultados, conclusão, e 3 palavras-chave.
  • Normas para a preparação do banner:

  • Título, autores e vínculo institucional: Fonte 46 (no máximo);
  • Seções: Introdução, justificativa, objetivos, resultados e discussão, conclusão: Fonte 40;
  • Medidas: 90 cm de largura por 120 cm de altura.
  • Informações adicionais

  • Os trabalhos aprovados serão divulgados no site do evento e seus respectivos autores serão informados via email;
  • Os trabalhos aprovados serão apresentados nas seções indicadas pelos avaliadores;
  • Todos os autores que tiverem seus trabalhos aprovados deverão seguir os procedimentos éticos de proteção da privacidade e confidencialidade das pessoas referidas nas suas apresentações. Imagens ou fotografias e gravações em áudio e vídeo, apenas poderão ser utilizadas com o devido consentimento da pessoa apresentada ou do responsável legal ou da instituição, quando for o caso;

  • Qualquer dúvidas, seguem abaixos os e-mail para contato: caemecatronica.ufrn@gmail.com ou caecompufrn@gmail.com.

    Programação

    Esta progamação está sujeita a alterações

    Horários

    24/10/2017

    Terça-feira

    25/10/2017

    Quarta-feira

    26/10/2017

    Quinta-feira

    27/10/2017

    Sexta-feira

    08:00 - 10:00 Prototipagem de Circuitos Introdução ao Microcontrolador
    Arduino
    Introdução ao
    Node-Red com Arduino
    Introdução a Data Science
    usando Python
    Linguagem R para
    Ciência de Dados
    Introdução a Deep Learning
    com o TensorFlow
    10:00 - 10:30 Coffee Break Coffee Break Coffee Break
    10:30 - 12:30 Credenciamento Prototipagem de Circuitos Introdução ao Microcontrolador
    Arduino
    Introdução ao
    Node-Red com Arduino
    Introdução a Data Science
    usando Python
    Linguagem R para
    Ciência de Dados
    Introdução a Deep Learning
    com o TensorFlow
    12:30 - 14:00 INTERVALO INTERVALO INTERVALO INTERVALO
    14:00 - 15:00 Credenciamento Indústria 4.0 Segurança de Redes na Indústria IoT na Indústria 4.0
    15:00 - 16:00 Credenciamento A importância estratégica da
    gestão da manutenção
    das empresas
    Solução de Automação
    para Energia Eólica
    A tecnologia de mancais
    magnéticos e máquinas sem
    mancais
    16:00 - 16:30 Credenciamento Coffee Break Coffee Break Coffee Break
    16:30 - 17:30 Credenciamento Microsoft Cloud na Indústria 4.0 Parque Tecnológico
    (Mesa-Redonda)
    Mecatrônica
    (Mesa-Redonda)




    Minicursos

    Introdução a Data Science usando Python

    Com o tão esperado assunto, Industria 4.0 é impossível não falar de Data Science, sendo um dos grandes pilares dessa nova revolução industrial. A todo momento estamos gerando e consumindo dados de diversas formas, seja por meio de redes sociais, jogos eletrônicos, pesquisas na internet, compras em e-commerce a todo momento estamos imersos nesse mar de dados. No curso iremos aprender algumas das principais ferramentas para análise de dados e como podemos extrair informações desses dados, veremos também a importância da linguagem python para à análise dados.

    Introdução ao Microcontrolador Arduino

    Esse Minicurso será apresentado por alunos que já desenvolveram projetos e irão mostrar algumas aplicações com o Microcontrolador Arduíno. Esse tipo de dispositivo são muito utilizados pelos alunos na Graduação por possuir um valor bem acessível e por ser de fácil manuseio. Dentro da apresentação será abordado conceitos tais como: a Arquitetura do Microcontrolador, aplicações com cada tipo de entrada e saída utilizando alguns dispositivos eletrônicos, utilização de interropções externas e interrupções temporizadoras.

    Linguagem R para Ciência de Dados

    A linguagem R foi construída com o intuito de manipular dados, analisar estatísticas e produzir documentos e apresentações focadas em dados. R está ganhando força e se tornou uma ferramenta essencial no contexto de big data e machine learning. O curso irá abordar a linguagem R, na plataforma Jupyter, no cenário da análise e mineração de dados, focando para iniciantes da linguagem.

    Introdução ao Node-Red com Arduino

    O Node-RED é uma plataforma baseada no Node.js onde o desenvolvedor implementa o seu projeto visualmente parecido com a filosofia do Scratch. A linguagem baseada em Nós auxilia na elaboração de aplicações rápida e simples para o usuário que não domina muito as ferramentas de programação e também não possui conhecimento suficiente sobre estruturas utilizadas no desenvolvimento de sistemas embarcados, como o Arduino UNO ou um Raspberry PI. O objetivo deste minicurso consiste em apresentar algumas aplicações básicas que podem ser realizadas utilizando o Node-RED em conjunto com um Arduino Uno.

    Introdução a Deep Learning com o TensorFlow

    Deep learning é uma ramo de Learning Machine que utiliza redes neurais com uma ampla quantidade de camadas para processar informações. Essa técnica é amplamente utilizada por grande empresas, como a Google, Amazon, Facebook, para prever e coletar informações do banco de dados. No curso em questão serão apresentados a construção de modelos classificadores de imagens, a visualização de modelos, a organização e codificação de dados, o treinamento e validação de modelos e o armazenamento e carregamento de modelos já treinados.





    Palestras

    Indústria 4.0

    A indústria 4.0, também conhecida como Quarta Revolução Industrial, é o termo utilizado para se referir às novas tecnologias aplicadas na indústria. Esse novo cenário da indústria engloba as áreas de Internet das Coisas, Big Data, Segurança de Redes, Automatização, Aprendizagem de Máquina e Inteligência Artificial. A palestra visa dar uma ampla visão de indústria 4.0 assim como abordar os princípios básicos que regem a nova realidade da automação industrial.

    Microsoft Cloud na Indústria 4.0

    O poder da nuvem alinhado ao processo industrial tem possibilitado todo tipo de transformação em diferentes escalas. Como as empresas estão mudando suas estratégias de TI para adotar a nuvem e melhor estabelecer a transformação digital? Venha ver como elas estão movendo workloads de diferentes tamanhos, incluindo aplicações críticas, para a nuvem e como o Microsoft Azure se adequa a diferentes cenários e diferentes aplicações buscando uma melhor maneira de adoção pelas empresas.

    Solução de Automação para Energia Eólica

    O engenheiro mecatrônico e também gerente da multinacional General Electric em João Câmara, Vieira Neto, trará um pouco de sua experiência pessoal no mercado de trabalho, em relação à automação e também gestão. Entrará no tema Indústria 4.0 através de um grande pilar: energias renováveis. Falará sobre sua formação e da empresa voltada para energia eólica, principalmente, as funções que assumem, como impactam atualmente não só a região mas todo o mundo e as perspectivas desse campo para o futuro.

    IoT na Indústria 4.0

    Internet das coisas é um dos pilares da indústria 4.0 e seu conceito se refere a conexão entre objetos, ambientes, veículos e máquinas, e sistemas embarcados, com o propósito de coletar ou transmitir dados. A palestra irá aborda sobre o futuro de IoT no mercado e as oportunidades e desafios enfrentados nesse campo atualmente.

    A tecnologia de mancais magnéticos e máquinas sem mancais

    Os mancais têm como finalidade centralizar eixos em sistemas rotacionais. Tradicionalmente são utilizados sistemas mecânicos para esta função. Como estes sistemas apresentam várias limitações como: velocidade, vibração, temperatura, manutenção, etc. Uma alternativa tecnológica para substituir estes equipamentos são os mancais magnéticos. Esta palestra tem como finalidade mostrar como se encontra o estado da arte das tecnologias de mancais magnéticos e mÁquinas sem mancais. Mostrando suas principais características e áreas de aplicação. Também será mostrado e analisada as diferentes etapas construtivas deste tipo de sistemas.





    Mesas Redondas

    Parque Tecnológico

    O Parque Tecnológico Metrópole Digital terá sua área física localizada no entorno do campus central da UFRN e entre as suas ações, estão a indução do desenvolvimento econômico, social, humano, local e regional; o fomento da interação entre a universidade e o setor produtivo; a oferta de um ambiente propício ao desenvolvimento de novas tecnologias; a criação e a consolidação de empresas de TI; entre outras. A mesa redonda tem o objetivo de debater as vantagens e desvantagens do Parque, assim como seus efeitos no ambiente acadêmico e empresarial.

    Mecatrônica

    A Mesa Redonda irá abordar uma apresentação de alunos que se formaram no curso de Engenharia Mecatrônica, e vão comentar um pouco de suas experiências vivenciada durante curso, o que estão fazendo atualmente e o que pensam para o futuro de suas carreiras.





    Palestrantes



    • Introdução à Data Science com Python

      Jonathan Braga

      Bacharel em ciências e tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estudante de Engenharia Mecatrônica, programador a mais de 3 anos com principal experiência em Java, C++, CSS, HTML, Javascript e MVC. Sócio e fundador da empresa de desenvolvimento de software, Orbt.

    • Linguagem R para Ciência de Dados

      Luiz Affonso

      Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (UFPA, 1988), mestrado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA, 1991) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 1999). Atualmente é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem experiência nas áreas de engenharia de computação e automação industrial, com ênfase em diagnóstico e confiabilidade operacional de processos industriais no contexto de indústria 4.0. Quase 20 anos de experiência como professor.

    • Segurança de Redes

      Carlos Viegas

      Professor do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Engenharia Informática (2015) pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), Porto, Portugal. Mestre em Engenharia Elétrica e de Computação (2009) e Engenheiro de Computação (2007) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal/RN, Brasil. Suas áreas de interesse são redes de computadores, segurança da informação e sistemas de comunicação de tempo real. Atualmente é membro da Comissão Permanente de Segurança da Informação e membro do Colegiado do curso de Engenharia de Computação da UFRN.

    • Microsoft Cloud na Indústria 4.0

      Mateus Rodrigues

      Graduando em Ciências e Tecnologia pela UFRN e Microsoft Student Partner focado em desenvolvimento web com ASP.NET e solucões em nuvem com Microsoft Azure. Atualmente desenvolve projetos em nuvem profissionalmente para a empresa Orbt, no qual, é sócio e fundador.

    • Prototipagem Rápida

      Márcio Valério Araújo

      Professor desde 2009 e atualmente é o Coordenador do Curso de Engenharia Mecatrônica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui formação em Engenharia Mecânica em (2007) e possui Mestrado e Doutorado na área de robótica com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Computação (PPEGGC) na UFRN. Também é o coordenador da II SEMANA DE ENGENHARIA DE COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA MECATRÔNICA (II SECEM) - Indústria 4.0: uma visão das Engenharias de Automação. Possui experiências nas áreas de projetos mecânicos, robótica, exoesqueleto, biomecânica e instrumentação eletrônicas. Participou da organização do eventos 21th International Congress of Mechanical Engineering-COBEM 2011. Atualmente é membro do Colegiado do Curso de Engenharia Mecatrônica.

    • A Importância Estratégica da Gestão da Manufatura das Empresas

      Herbert Ricardo Garcia Viana

      Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Campina Grande (1997), graduação em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba (1998), mestrado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (2008) e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2013). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Rio Grande do Norte no departamento de engenharia de produção, atuando principalmente nos seguintes temas: Produção, Manutenção Industrial, Planejamento, Projetos e Custos.


    • Minicurso

      Node-Red para Arduíno

      José Soares Batista Lopes

      Possui graduação em Engenharia da Computação pela Universidade Potiguar (2004) e mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011). Doutorado em Engenharia Elétrica e de Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, DSPs, Controle, Robótica e Máquinas sem Mancais.

    • A tecnologia de mancais magnéticas e máquinas sem mancais

      Andrez Ortiz Salazar

      Desde 1994 trabalha na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em Natal - Brasil, como Professor Titular no Departamento de Engenharia de Computação e Automação. Tem experiências como Engenheiro Instrumentista na Indústria Petrolífera, trabalhou como professor na Universidad Nacional de Ingenieria de Lima - Perú, durante os anos de 1985 a 1993. Formado em Engenheiro Eletrônico UNI 1980, Doutor em Ciências UFRJ 1994 e Pós Doutorado em Science University of Tokyo - 2000. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: instrumentação, automação industrial, eletrônica de potência, acionamento de máquinas e automação. É coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFRN entre 2006 até atualidades.


    • Mesa Redonda (Mecatrônica)

      Maurício Rêgo

      Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2015, Graduação na Engenharia Mecatrônica UFRN em 2016 e está fazendo Pós-Graduação em Engenharia Renováveis Universidade Potiguar (UnP). Possui experiência profissional como Estagiário na Superintendência de informática da UFRN - SINFO (2011 a 2012), Gerente de hardware na empresa Roboeduc (2015 a 2016) , atualmente está atuando como Sócio administrador na empresa Minha Aeronave e Trainee de Logística L’auto Cargo. Teve participação como Bolsista no projeto Um Robô por Aluno na UFRN, Arduíno Day Natal e Arduíno Day GIM em Natal/RN como Chefe de Oficinas.

    • William Martins Fontanete

      Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2016). Bolsista no Laboratório de Avaliação de Medidas em Petróleo (LAMP) da UFRN no período de dezembro de 2014 a julho de 2016. Aluno bolsista do Mestrado em Engenharia da Computação na Universidade de Pernambuco (UPE).


    • Elizeu Antônio Stohr Júnior

      Bacharel em Ciências e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Graduado em Engenharia Mecatrônica pela UFRN. Especialista em Energia Eólica pelo Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGÁS-ER). Estudante de Engenharia Mecânica pela UFRN. Aluno de iniciação científica por 3 anos no Laboratório de Inovação em Saúde (LAIS).


    • II SECEM

    Inscrições

    As inscrições da II SECEM podem ser realizadas, presencialmente, no hall da Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN entre os dias 09 e 13 de Outubro, ou enquanto houver vagas, das 9h às 19h

    Local

    As atividades da II SECEM ocorrerão no Complexo Tecnológico de Engenharia (CTEC), localizado no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O CTEC fica localizado ao lado da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) e próximo ao setor de aulas IV

    Organização

    CAEComp

    Bárbara Soares

    Clara Martins

    Daniel Morais

    Dannilo Rodrigues

    Larissa Xavier

    Wysterlânya Kyury

    CAEMecatrônica

    Caroline Nóbrega

    Gustavo Rossi

    Higo Bessa

    Homero Costa

    Igor cabral

    Luiza Tramontin

    Marcksuel Lopes

    Mayranne Furtanato

    Vinícius Danyllo

    Organização

    Apoio


    Patrocínio

    Contate-nos

    caecompufrn@gmail.com

    caemecatronica.ufrn@gmail.com