Histórico

A criação do Departamento de Engenharia de Computação e Automação (DCA) da UFRN teve origem em maio de 1991 com a inauguração do Laboratório de Engenharia de Computação e Automação (LECA), na época uma unidade vinculada ao Departamento de Engenharia Elétrica da UFRN. Atualmente, além do prédio do LECA, fazem parte do DCA o Laboratório de Automação em Petróleo (LAUT) e o Laboratório de Avaliação de Medição em Petróleo (LAMP).

Em outubro de 2001, o DCA passou a constituir um departamento autônomo.

O DCA dá suporte aos cursos de Graduação em Engenharia de Computação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia Elétrica, Ciências e Tecnologia e aos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPgEEC/CT), em Engenharia Mecatrônica (PEM) e de Mestrado Profissional em Energia Elétrica (MPEE); conta, atualmente, com 25 doutores em seu corpo docente efetivo. O DCA tem atuado em pesquisas nas áreas de robótica, controle de processos, sistemas distribuídos, sistemas inteligentes, entre outros. Destacam-se as pesquisas aplicadas ao setor de petróleo e de energia elétrica nos últimos anos, com a aprovação de vários projetos.

Atualmente, o DCA é chefiado pelos professores Drs. Samuel Xavier de Souza e Marcelo Augusto Costa Fernandes (vice-chefe).