Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Visão Computacional
Lista de Exercícios
Prazo para entrega: estudar para a primeira prova.
- O que é uma base vetorial? Quais os requisitos
necessários para se ter uma base vetorial?
- Qual a diferença básica entre mapeamento e
transformação? Para que isso é usado em
Computação Gráfica?
- Explique o que é uma transformação linear? E
uma transformação afim?
- Quais as transformações 3D mais comuns? Coloque
também a representação de cada uma em forma
matricial.
- O que é um referencial?
- O que são coordenadas homogêneas? O que são
transformações homogêneas? Represente a
notação para uma transformação
homogênea genérica em 3D, em sua forma matricial.
- Dado o ponto P1=(2,1,1), calcule o ponto P2, rotacionado de 60
graus em torno de X, 45 graus em torno de Y e 30 graus em torno de Z,
tudo em relação ao mesmo referencial (calcule as novas
coordenadas do ponto P2 no espaço).
- Aplique uma translação de (+3, -4, +5) no resultado
da questão anterior.
- Repita os dois exercícios anteriores, combinando as
matrizes e vetores usados em uma transformação
homogênea única.
- O que vcoe entende por ângulos de Euler?
- Descreva suscintamente como se representa uma rotação por quaternios.
- Dado a rotação de 45 graus, represente-a em forma de quatérnios.
- Dado o quatérnio (1/2,1/2,1/2,1/2) qual o ângulo de rotação representado por ele?
- Dadas as matrizes A, B, C, D e E e o ponto P, como seria a
transformação única que representa a
combinação da sequencia de transformações
A aplicada a P, depois B aplicada ao resultado disso e assim sucessivamente
até E aplicado ao resultado das operações
anteriore, numa única matriz?
- Especifique a matriz que descreve uma rotação de 30 graus em torno do eixo (1,1,1).
Aplique a tranformação definida pela matriz anterior sobre o ponto (-1,1,1), ou seja, calcule o ponto resultante, e
translade este novo ponto resultante pelo vetor (1,1,1). Faça o mesmo usando uma única matriz para descrever
todas as transformações realizadas (sugestão: use coordenadas homogêneas.
- Dada a matriz de rotação cujos vetores linha são dados por (001), (1,0,0) e (0,1,0),
encontre o eixo e o ângulo de rotação.
- O que é uma imagem? Como representar imagens num computador?
- O que é uma tabela de cores (color-map)? Tente entender e
faça um algoritmo que mapeia M cores (RGB) em uma colormap com
N entradas formando uma rampa de tons de cinza?
- Cite alguns dos formatos mais usados para armazenamento e
manipulação de imagens (descreva suscintamente).
- Explique o que é luz e cor, fisicamente (comprimento de
onda, faixa visível do espectro, etc). Cite alguns exemplos de
cores com seus comprimentos de ondas aproximados.
- Nós enxergamos completamente o que fisicamente existe?
Discorra um pouco sobre isso, descrevendo o processo de captação da luz e cor em
nossos olhos (retina, fóvea, cones, bastões, pigmentos
visuais, etc).
- O que são espaços de cores? Para que servem? Quais
são os mais comuns usados?
- Qual a diferença entre um espaço aditivo e um
subtrativo? Explique a aplicação de ambos (onde
são utilizados).
- Qual a diferenca basica entre irradiância e
radiância? Sugestão: defina as duas.
- O que voce entende por camera pin-hole? Qual o principal problema da camera pin-hole e como resolve-lo?
- Qual a principal diferenca entre projecao ortográfica e projeção perspectiva? Sugestão: defina as duas.
- Derive a equação fundamental usada para modelar a
iluminação recebida de um ponto da cena ou de um objeto,
em uma imagem, através da lente de uma câmera. Desenhe a
lente, use o conceito de ângulo sólido e outros para derivar
a equação e explique matematicamente por que a iluminaçã
decai quando se aproxima da borda da imagem. Como voce usaria esta equação para
corrigir a iluminação da imagem?
-
O que voce entende por distorção geométrica? Como corrigir este tipo de distorção? Coloque a equação que representa esta correção.
-
Equacione o problema de calibração de câmera, explicando os parâmetros intrinsecos e extrinsecos e uma solução completa para o problema.
Faça até aqui. Se você encontrar algo que não esteja claro, por favor, consulte o professor para esclarecimentos.
- Uma câmera fotográfica digital com distância focal de 100 mm e ângulo de abertura de 90 graus em ambas as direções (vertical e horizontal) encontra-se no ponto (2,3,2), sistema MKS, direcionada (com sua lente apontando) para o ponto (2,2,0), orientada de modo que o eixo x da câmera esteja na horizontal. Dê o que se pede:
- Qual a quantidade de pixels no plano imagem (dimensões da
imagem), sabendo que cada pixel tem dimensão de 1x1 mm na
imagem e que a janela de exibição guarda as mesmas
proporções que o Frustum (toda a cena vista no
Frustum cabe na imagem)?
- Sabendo que a origem do sistema de coordenadas da imagem (no
monitor, seria a origem da janela de exibição)
encontra-se no canto inferior esquerdo, como no OpenGL, quais as
coordenadas de imagem (em pixels) dos vértices do
triângulo formado pelos pontos (1,1,0), (3,1,0), (2,3,0)? Faça
um desenho gráfico (em escala) mostrando a imagem com o
triângulo desenhado nela (2D). Obs: não desenhar partes
do triângulo fora da imagem, se isto ocorrer.
- Considerando uma câmera na origem
do sistema de coordenadas (MKS), olhando para a direção
(1, 1, 1), calcule o ponto de interseção (mais proximo do
observador) do seu eixo visual com a esfera centrada em (4,2,2) e
de raio igual a 2, ou seja, o ponto visível na esfera.