Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DCA-0435 - Computação Gráfica

Oitava Lista de Exercícios

  1. Entendendo que modelos geométricos são definidos por parâmetros (valores), como voce faria para produzir uma animação usando estes parâmetros?
  2. Qual a diferença básica entre Animação e Modelagem? Onde termina a animacao e comeca a modelagem?
  3. Como é feito o processo de Animação Tradicional, usado em filmes de desenho animado como os do Mickey Mouse (indique e explique cada passo do processo)?
  4. Cite oito princípios definidos na prática a partir da experiência de animadores para a animação tradicional.
  5. Como foram as primeiras tentativas de se animar usando computador (tentaram automatizar quais fases do processo)? Por que fazer animação tradicional por computadores é impraticável (quais das fases tornam-se difíceis, por que)?
  6. Cite as principais técnicas de animação por computador (pelo menos 5), explicando sucintamente cada uma delas (basicamente descreva como se faz em cada uma, citando suas vantagens, desvantagens, e características principais).
  7. O que é Realidade Virtual?
  8. Qual a diferença básica entre RV imersiva e não imersiva (sugestão: explique as duas)?
  9. O que é Realidade Mista?
  10. O que você entende por Realidade Aumentada?
  11. Descreva o ciclo basico para se fazer realidade virtual?
  12. Descreva o que é latência e explique por que latência é um dos pontos chaves em RV. Explique por que uma pessoa pode sentir náuseas ao fazer RV.
  13. Quais os dispositivos ("devices") mais comuns de entrada para se fazer realidade virtual? Descreva a utilidade básica e aplicação de cada um deles (pelo menos 5).
  14. Quais os dispositivos ("devices") mais comuns de saída para se fazer realidade virtual? Descreva a utilidade básica e aplicação de cada um deles (pelo menos 5).
  15. Fale sobre os ambientes virtuais compartilhados.

Se você encontrar algo que não esteja claro, por favor, consulte o professor para esclarecimentos.

Luiz Marcos

Last modified: Thursday, Nov 16 2006, by LM