Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DCA-0435 - Computação Gráfica
Sexta Lista de Exercícios
- Defina o problema de visibilidade.
- Quais são os 4 algoritmos básicos de visibilidade?
Coloque o pseudo-código de cada um deles (são 4).
- Explique em detalhes as vantagens e desvantagens de 3 dos
algoritmos de visibilidade.
- Qual dos algoritmos de visibilidade voce usaria se tivesse apenas um objeto,
modelado com muitas faces triangulares a ser visualizado? Explique o motivo.
- Qual o princípio básico do "forward ray-tracing"? Explique.
- Qual a diferença básica entre o "Forward Ray
Tracing" e o "Backward Ray Tracing" (qual o principal problema do
primeiro método, resolvido pelo segundo)?
- Explique a idéia básica do "ray-tracing" recursivo,
incluindo quais os tipos de raios recursivos a se considerar,
descrevendo sucintamente cada um deles
- (Desafio-bonus) Uma câmera com distância focal de 100 mm, cujo plano
imagem é formado por 100x100 pixels com dimensões de
1x1mm cada um, encontra-se na origem do sistema de coordenadas com sua
objetiva (eixo focal) apontando para o eixo Z do sistema. Dê o
que se pede:
- Calcule as coordenadas do ponto visível (ou ponto
de interseção) na esfera de raio 2 que se encontra
centrada em (-1,0,4), cuja projeção na imagem é o
pixel (50,50), sabendo que a origem do sistema de imagem é como
no OpenGL (canto inferior esquerdo).
- Use a equação de iluminação vista em sala
para determinar a contribuição do ponto acima na esfera
para o pixel correspondente na imagem (50,50). Sabe-se que a
posição da luz é (1,1,1), que ela é
pontual e monocromática de intensidade luminosa 200. Assuma que
o coeficiente de reflexão ambiente é 0,5, que a
intensidade da luz ambiente é 100, que o espalhamento da
reflex&atilode;o especular é 1, desconsidere
atenuação e arbitre os outros parâmetros da
equação de iluminação de forma que a
superfície seja 60% difusa e 40% especular.
- Determine os vetores (em coordenadas de mundo - MKS) que
representam as direções dos raios para o ray-tracing
recursivo.
Se você encontrar algo que não esteja claro, por favor, consulte o professor para esclarecimentos.
Luiz Marcos
Last modified:
Thursday, Nov 16 2006, by LM