Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DCA-0435 - Computação Gráfica

Quinta Lista de Exercícios


  1. O que voce entende por Shading?
  2. Quais são os algoritmos de shading (explique de modo que se entenda o funcionamento de cada um deles)?
  3. Qual é o algoritmo de shading default do OpenGL?
  4. Numa imagem (como no OpenGL), dados os pontos P1 = (10,10), P2 = (30,50), P3 = (50,10), interpole um valor de sombreamento (ou iluminação) para o ponto P = (30,30) , usando o modelo de Gouraud, sabendo-se que os valores nos pontos P1, P2 e P3 são 200, 180 e 230, respectivamente.
  5. Numa imagem (como no OpenGL), dados os pontos P1 = (10,10), P2 = (30,50), P3 = (50,10), calcule as coordenadas baricêntricas do ponto P = (30,30) em relação a eles.
  6. Com as coordenadas barinêntricas calculadas no exercício anterior, interpole um valor de sombreamento para o ponto P, sabendo-se que os valores nos pontos P1, P2 e P3 são 200, 180 e 230, respectivamente.
  7. Explique sucintamente o que é mapeamento de textura e para o que ele é usado em Computação Gráfica.
  8. Como se especifica uma função para fazer o mapeamento de textura? Dê exemplos.
  9. Cite exemplos de parâmetros que podem ser modificados usando um mapa de textura.
  10. Qual a diferença básica entre "bump map" e mapa de deslocamentos?
  11. Explique a idéia de usar textura sólida.

Se você encontrar algo que não esteja claro, por favor, consulte o professor para esclarecimentos.

Luiz Marcos

Last modified: Thursday, Nov 16 2006, by LM