Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DCA-0435 - Computação Gráfica
Quinta Lista de Exercícios
- O que voce entende por Shading?
- Quais são os algoritmos de shading (explique de modo que se
entenda o funcionamento de cada um deles)?
- Qual é o algoritmo de shading default do OpenGL?
- Numa imagem (como no OpenGL), dados os pontos P1 = (10,10), P2 = (30,50), P3 = (50,10),
interpole um valor de sombreamento (ou iluminação) para o ponto P = (30,30) ,
usando o modelo de Gouraud, sabendo-se que os
valores nos pontos P1, P2 e P3 são 200, 180 e 230, respectivamente.
- Numa imagem (como no OpenGL), dados os pontos P1 = (10,10), P2 = (30,50), P3 = (50,10),
calcule as coordenadas baricêntricas do ponto P = (30,30) em relação a eles.
- Com as coordenadas barinêntricas calculadas no exercício anterior, interpole um valor
de sombreamento para o ponto P, sabendo-se que os valores nos pontos P1, P2 e P3 são
200, 180 e 230, respectivamente.
- Explique sucintamente o que é mapeamento de textura e para o que ele é usado em Computação Gráfica.
- Como se especifica uma função para fazer o mapeamento de textura? Dê exemplos.
- Cite exemplos de parâmetros que podem ser modificados usando um mapa de textura.
- Qual a diferença básica entre "bump map" e mapa de deslocamentos?
- Explique a idéia de usar textura sólida.
Se você encontrar algo que não esteja claro, por favor, consulte o professor para esclarecimentos.
Luiz Marcos
Last modified:
Thursday, Nov 16 2006, by LM