Universidade Federal do Rio Grande do Norte
DCA-0435 - Computação Gráfica
Quarta Lista de Exercícios
Prazo para entrega: uma semana a contar da data de liberação da lista.
- Qual a diferenca basica entre irradiância e radiância? Sugestão: defina as duas.
- Para modelar a iluminação completa de uma cena ou objeto,
geralmente modela-se em partes, por termos, dependendo do tipo de reflexão
que os materiais possuem, e depois junta-se esses termos. Explique o termo
relativo a reflexão lambertiana ou difusa? E especular? E ambiente?
- Explique como são definidos os termos referentes a atenuação e
outros efeitos?
- Discorra suscintamente sobre a equação completa de
iluminação que junta todos os termos especificados no exercício
anterior (coloque a equaçao e defina cada um dos termos).
-
Como voce modelaria a refração numa cena em que ocorre
transparência? Ou seja, especifique um modelo matemático
para modelar a refração (lembrando das leis de
refração).
- Sabemos que uma luz artificial pontual se encontra no ponto (3,3,3). Sabemos que uma câmera fotográfica digital encontra-se no ponto (2,3,2), sistema MKS, direcionada para o ponto (2,1,0). Sabemos ainda que uma esfera pintada com tinta vermelha, de raio 1m encontra-se centrada no ponto (2,0,0). Dado o raio que parte do ponto focal da câmera em direção ao pixel central da imagem, determine se o raio em questão intersecta a esfera. Caso positivo, calcule os vetores (em coordenadas de mundo - MKS) que representam as direções L (luz), N (normal), R (raio refletido), e O (observador). Determine a contribuição de iluminação para o ponto em questço (R,G,B) na imagem, sabendo-se que a luz ambiente tem intensidade 200, a fonte de luz tem intensidade 250, o fator de reflexão ambiente é 0,4 e o material possui um misto entre reflexão disufa e especular (são iguais) e o fator de decaimento da reflexão especular é igual a 1. Desconsidere atenuação ou outros efeitos.
Se você encontrar algo que não esteja claro, por favor, consulte o professor para esclarecimentos.
Luiz Marcos
Last modified:
Thursday, Nov 16 2006, by LM