Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DCA-0435 - Computação Gráfica

Quarta Lista de Exercícios

Prazo para entrega: uma semana a contar da data de liberação da lista.
  1. Qual a diferenca basica entre irradiância e radiância? Sugestão: defina as duas.
  2. Para modelar a iluminação completa de uma cena ou objeto, geralmente modela-se em partes, por termos, dependendo do tipo de reflexão que os materiais possuem, e depois junta-se esses termos. Explique o termo relativo a reflexão lambertiana ou difusa? E especular? E ambiente?
  3. Explique como são definidos os termos referentes a atenuação e outros efeitos?
  4. Discorra suscintamente sobre a equação completa de iluminação que junta todos os termos especificados no exercício anterior (coloque a equaçao e defina cada um dos termos).
  5. Como voce modelaria a refração numa cena em que ocorre transparência? Ou seja, especifique um modelo matemático para modelar a refração (lembrando das leis de refração).
  6. Sabemos que uma luz artificial pontual se encontra no ponto (3,3,3). Sabemos que uma câmera fotográfica digital encontra-se no ponto (2,3,2), sistema MKS, direcionada para o ponto (2,1,0). Sabemos ainda que uma esfera pintada com tinta vermelha, de raio 1m encontra-se centrada no ponto (2,0,0). Dado o raio que parte do ponto focal da câmera em direção ao pixel central da imagem, determine se o raio em questão intersecta a esfera. Caso positivo, calcule os vetores (em coordenadas de mundo - MKS) que representam as direções L (luz), N (normal), R (raio refletido), e O (observador). Determine a contribuição de iluminação para o ponto em questço (R,G,B) na imagem, sabendo-se que a luz ambiente tem intensidade 200, a fonte de luz tem intensidade 250, o fator de reflexão ambiente é 0,4 e o material possui um misto entre reflexão disufa e especular (são iguais) e o fator de decaimento da reflexão especular é igual a 1. Desconsidere atenuação ou outros efeitos.

Se você encontrar algo que não esteja claro, por favor, consulte o professor para esclarecimentos.

Luiz Marcos

Last modified: Thursday, Nov 16 2006, by LM