Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DCA-0435 - Computação Gráfica

Terceira Lista de Exercícios

Prazo para entrega: uma semana a contar da data de liberação da lista.
  1. Explique o que é luz e cor, fisicamente (comprimento de onda, faixa visível do espectro, etc). Cite alguns exemplos de cores com seus comprimentos de ondas aproximados.
  2. Nós enxergamos completamente o que fisicamente existe? Discorra um pouco sobre isso.
  3. Descreva o processo de captação da luz e cor em nossos olhos (retina, fóvea, cones, bastões, pigmentos visuais, etc).
  4. O que são espaços de cores? Para que servem? Quais são os mais comuns usados?
  5. Qual a diferença entre um espaço aditivo e um subtrativo? Explique a aplicação de ambos (onde são utilizados).
  6. O que é uma imagem? Como representar imagens (explique os formatos vetorial e raster)? Por que os displays vetoriais morreram?
  7. O que é um Display Full-color (ou true-color)? Explique por que alguns frame-buffers (true-collor ou high-end) possuem até 96 bits de profundidade (ou mais).
  8. O que é uma tabela de cores (color-map)? Tente entender e faça um algoritmo que mapeia M cores (RGB) em uma colormap com N entradas formando uma rampa de tons de cinza?
  9. Cite alguns dos formatos mais usados para armazenamento e manipulação de imagens (descreva suscintamente).
  10. Para que serve a operação de convolução? Coloque a sua forma matemática, contínua e discreta, bidimensional.
  11. Descreva o que é filtragem e para que serve.
  12. Descreva a aplicação (para que serve), coloque a forma matemática e apresente exemplos de máscaras 3 x 3 para:
    1. Filtro suavizante (blurring);
    2. Filtro para realce de arestas (detector de arestas);
    3. Filtro Gaussiano.
    4. Filtro Gradiente do Gaussiano
    5. Filtro Laplaciano do Gaussiano.
  13. Coloque as imagens resultantes das convoluções do filtro gradiente de Sobel 3 x 3, nas duas direções X e Y, com a imagem abaixo. Coloque a imagem que representa a magnitude dos filtros aplicados.
    1. 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
      0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
      0 0 0 0 1 1 1 1 0 0 0 0
      0 0 0 1 1 1 1 1 1 0 0 0
      0 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 0
      0 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 0
      0 0 1 1 1 1 1 1 1 1 0 0
      0 0 0 1 1 1 1 1 1 1 0 0
      0 0 0 0 1 1 1 1 1 0 0 0
      0 0 0 0 0 1 1 1 0 0 0 0
      0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0
      0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Se você encontrar algo que não esteja claro, por favor, consulte o professor para esclarecimentos.

Luiz Marcos

Last modified: Thursday, Nov 16 2006, by LM