DCA0435 - Computação Gráfica
Informação Administrativa
Local e data-hora:
- Aulas teóricas e práticas: Terça e Quinta, T3 e T4, no
Laboratório de Engenharia de Computação e Automação (LECA)
- Obs: as aulas práticas comecarão a partir do
segundo terço do curso.
Instrutor:
Luiz M. G. Goncalves
Recursos Online
A página
Web da disciplina está em:
http://www.dca.ufrn.br/~lmarcos/courses/compgraf/index.html
Esta página é a melhor fonte para voce obter todas as
informações a respeito da disciplina, incluindo trabalhos
práticos, notas de aula e detalhes administrativos. Se houver
material disponível, recomendo imprimi-los e usá-lo em
sala, melhorando-o, para poder estudar sobre ele. Tem alguns slides em
Inglês. É suposto que voces já tenham tido
inglês técnico durante o curso de Engenharia de
Computação ou na UFRN.
Para questões verdadeiramente urgentes, use email ou o
telefone acima:-).
Alguns pré-requisitos
- Programação em linguagem "C"
- Álgebra linear (i.e.álgebra de vetores e matrizes)
- Geometria 3D e Cálculo (i.e. retas, planos, espaço, trigonometria, superfícies
quadráticas e cúbicas, derivadas parciais, integral)
Textos sugeridos
- Computer Graphics: Principles and Practice, 2nd edition
in C. Foley, van Dam, Feiner, and Hughes. Addison-Wesley, 1996 (1990
edition also OK). Este texto cobre muita matéria, sendo uma
das melhores referências e fonte de consulta em
Computação Gráfica. Nós usaremos apenas o
que for relevante ao nosso curso, ignorando o resto (não
cobriremos PHIGS, User Interface, etc).
- Computação Gráfica Volume 1. J.
GOMES and L.Velho, Série Computação e
Matemática, SBM/IMPA, 1998. (in portuguese)
- Conceitos Básicos de Computação
Gráfica. J. GOMES e L. VELHO, VII Escola de
Computação, São Paulo, 1990 (In portuguese).
- 3D Computer Graphics. A. Watt, 2nd ed., Reading,
Mass. Addison-Wesley, 1993.
Outros textos e fontes de consulta
- OpenGL Programming Guide, 2nd Edition: The Official Guide
to Learning OpenGL, Version 1.1 by Woo, Neider, and Davis, Addison
Wesley, 1997. (pode ser também a primeira edição).
Voce pode encontrar muitas fontes de consulta sobre OpenGL on-line:
http://www.opengl.org/
http://trant.sgi.com/opengl/
http://www.xmission.com/~nate/opengl.html
Informação sobre Notas e Avaliações
O seguinte método vem sendo melhorado ao longo das turmas
lecionadas, mas ainda é uma tentativa e poderá sofrer
pequenas alterações. Ao todo sao 3 avaliacoes (mais a
prova final):
- Prova escrita de meio semestre Peso 0,8
- Prova escrita no final do semestre peso 0,8
- Trabaho final (programa funcionando): Peso 1,0
- As listas de exercicios ajudarão nas médias da primeira e segunda notas (zero ponto dois ponto cada)
- É obrigatoria a presença em pelo menos 75 por cento das aulas
- Caso o aluno não seja aprovado segundo os critérios da UFRN, mas prova de reposição (peso 1 no lugar a menor nota).
Para conseguir uma boa nota, é necessário que voce se
saia bem tanto na parte prática quanto na parte teórica.
Lembrando que alunos com frequência inferior a 75% são
reprovados por falta.
Datas prováveis das provas e trabalhos:
- primeira prova: 07 de abril
- segunda prova: 02 de junho
- trabalho prático: 04 de junho
- prova final: 09 de junho
- Listas de Exercícios: até 7 dias corridos depois de liberadas
- Relatórios de Laboratório: email ao final de cada aula prática (ate´ meia noite), em grupo.
Informações sobre as listas de exercícios
Ao final de cada aula teórica, serão passados alguns exercícios,
que deverã ser feitos em casa, à mão, e entregue no início
de cada aula, na semana seguinte.
Informações sobre o trabalho prático
O trabalho prático consiste de uma implementação
de tema livre, a ser definido, usando OpenGL de um programa que englobe o máximo
possível todos os conceitos estudados durante o curso.
Deverá ser produzida a partir do programa implementado uma
anima¸ão visando facilitar a avaliação
final do mesmo (isto é, por exemplo, capturar as telas
geradas pelo programa e salvar em uma imagem tipo gif animado).
Deverá ser implementado em C/C++ usando a biblioteca
OpenGL. Deverá ser implementado em grupo de no máximo 3
alunos (definam logo o grupo e trabalho a ser feito). Recomendamos usar
o Linux e Mesa para implementar os programas (em particular, o GL, GLU e GLUT). Se voce
escolher algo que nao seja padrão, a seu próprio risco,
deverá tê-lo disponível para
demonstração em um PC portátil quando da
verificação final do trabalho prático.
A nota a ser dada em cada programa dependerá da funcionalidade,
da usabilidade e da qualidade do resultado produzido. Cada programa
deverá ser, claro, trabalho individual seu, embora voce possa
usar ferramentas de software já desenvolvidas, desde que
não seja por seu colega de sala.
Este não é um curso de interfaces. Assim, sugerimos que
sua interface gráfica seja o mínimo útil, de modo
que ela não interfira na parte gráfica.
Serão também passadas listas de exercícios,
que serão a base para as provas teóricas (não valem
nota). Não haverá prorrogação de prazo para
entrega de qualquer trabalho prático.
Política com relação a cola
A cola não será tolerada, tanto em programas quanto na
parte teórica (trabalhos escritos e provas). Se alguem for pego
colando, será enquadrado no regulamento da UFRN. Lembro que este
regulamento prevê no mínimo Zero na disciplina, ou seja,
reprovação, e, dependendo da gravidade, o aluno
poderá ser convidado a deixar a UFRN por
imposição.
O que é considerado cola?
- Ter em seu poder e/ou consultar textos não autorizados pelo professor durante a realização da prova.
- Ter em seu programa um código muito similar ao de um
colega de sala.
- Ter em seu trabalho escrito um texto muito similar ao de um
colega de sala.
- Olhar/copiar da prova de um colega de sala ou receber ajuda de
alguém para realiza-la.
- Deixar outro aluno olhar seu código ou deixar o
código livre num local público.
O que não é considerado cola?
- Discutir algoritmos ou idéias com qualquer um para
implementar um programa ou para os trabalhos de casa.
- Trocar código com seus colegas de grupo somente em caso de
trabalhos cooperativos.
- Perguntar ao instrutor sobre qualquer coisa.
Se voce encontrar algo que não esteja claro, por favor, me
consulte para esclarecimentos.
Luiz Marcos
Last modified: 01 Ago 2006